domingo, 17 de novembro de 2013

Praticar os verbos regidos por preposições

Os verbos e as preposições

I - Há verbos que são regidos por determinadas preposições, de acordo com os argumentos que selecionam. Ex. Incentivar alguém a...  Optar por...

Outros ainda mudam de significado, consoante a preposição que se aplica: 

dar por algo... (aperceber-se de algo); dar para (determinado local)  e dar para (ter vocação para algo)


Observa os verbos abaixo.


1. Participar em… / Participar como… / Participar por… / Participar para…

2. Passar por… / Passar para… / Passar de… / Passar em cima… / Passar em baixo… / Passar ao lado…/  Passar sob... / Passar sobre... / Passar por cima de alguém...

3. Tratar de… / Tratar como… / Tratar por… / Tratar com… / Tratar sem…

4. Dar para… / Dar com… / Dar em… / Dar por… / Dar de…

5. Proceder a… / Proceder com… / Proceder em conformidade com…

6. Concordar com... / concordar em... / discordar de...

7. Compactuar com... /

Seguidamente, escreve uma frase em que entre cada um deles. Ex.  para o verbo "dar": Eu dou-me com toda a gente.  Eu dei por ti. Eu dei de caras com os meus amigos.  


 II - Diverte-te a aprende:

    - com o  JOGO DOS VERBOS COM PREPOSIÇÕES do Instituto Camões;
    - com ESTE exercício de correspondência.


Para usares uma linguagem mais elaborada e aumentares o teu léxico, realiza o próximo exercício sobre os sinónimos dos verbos mais comuns.

III – Observa em cada frase os verbos a negro (sinónimos um do outro). Elabora uma pergunta para cada frase, usando os dois verbos, de acordo com o modelo em 1).


1. Na sala cabem vinte pessoas. A sala comporta vinte pessoas. (Quantas pessoas cabem na sala? / Quantas pessoas comporta a sala?)

2. Eu tenho cinco convites para o teatro. / Eu disponho de cinco convites para o teatro. (Quantos…? /De quantos…?)

3. As suas observações foram passadas ao gerente. As suas observações foram encaminhadas para o gerente. (A quem…? Para quem…?)

4. Os documentos têm informações confidenciais. Os documentos contêm informações confidenciais. (O que…?)

5. Puseram um aviso no painel. Afixaram um aviso no painel. (O que…?)

6. A rececionista passou-me informações imprecisas. A rececionista forneceu-me informações imprecisas. (Que me…? / Quem me…?)

7. O funcionário faltou porque tem asma. O funcionário faltou porque sofre de asma. (Porque…? De que?)

8. Enviei a proposta para o Sr. Diretor ver. Enviei a proposta para o Sr. Diretor analisar/apreciar. (Para que… / Porque…?)

9. Vou pôr o dinheiro no banco. Vou depositar o dinheiro no banco. (Onde…?)

10. A certificação é a atual meta da empresa. A certificação representa a atual meta da empresa. (Qual…?) e (O que…?)

11. Os gerentes tiveram momentos difíceis. Os gerentes viveram momentos difíceis. (O que…? / Que...?)

12. A empresa está em dificuldades. A empresa atravessa dificuldades. (Que…?  Como…?  O que…?)

13. Puseram o subsídio de desemprego na minha conta. Depositaram o subsídio de desemprego na minha conta. (Onde…?) e (O que..?)

14. Fui a uma entrevista de emprego. Compareci a uma entrevista de emprego. (Onde…?) e (A que...?)

IV - O que aconteceu quando elaboraste uma pergunta com um verbo regido por uma preposição? Ex: Com quem trabalhas? De que falas? Contra quem estás tu?


Concluímos...

Nas frases interrogativas, as preposições
que regem certos verbos são colocadas
logo no início da frase.


@ Ana Isabel Falé

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente. sugira, enriqueça. Partilhe a sua experiência.