sábado, 23 de novembro de 2013

Para cada Nome o seu Adjetivo...

GRAMÁTICA

Realiza agora o exercício inverso. Preenche os espaços com os Adjetivos da lista abaixo. Estes devem ser da mesma família das qualidades (Nomes) que os antecedem.
Ex: timidez -» tímido

   atrevido      belo      conversador      distraído      futebolista      ingénuo      inteligente      irreverente      magro      mentiroso      modesto      nervoso      pálido      rica      saudável      sensível      tímido      teimoso      tranquilo      valente   
O RETRATO DO JOÃO

Conheço bem o João. No geral, demonstra uma grande timidez, mas não é . Pelo contrário,  tem muita conversa e é mesmo um bom . Por vezes, até revela um certo atrevimento, pelo que podemos considerá-lo . A sua teimosia torna-o uma pessoa difícil. É  como um burro. Por vezes, revela uma irreverência bastante salutar, mas não é  com os seus superiores, o que demonstra uma grande inteligência. É, por conseguinte, bastante . Conseguimos facilmente apanhar-lhe uma mentira, pois é o chamado  compulsivo. Consegue disfarçar o seu nervosismo, mas não é  em todas as circunstâncias. Apenas o é quando a sua sensibilidade é ferida. É tão  que, muitas vezes, não sabemos como o tratar. Muitas vezes, ficamos espantados com a sua ingenuidade, mas só é  por distração. Ele é sobretudo  quando anda a pensar no futebol. Aliás, o João é um grande . A sua modéstia é que o impede de contar a toda a gente. É, por isso, um rapaz . O João demonstra também valentia. É muito . Na aula de ontem, falou com muita tranquilidade. É um rapaz . A sua riqueza está no coração. É uma pessoa . Por isso, reconheço-lhe uma enorme beleza. A sua beleza é interior. É mesmo um ser humano muito .
Fisicamente, apresenta uma magreza confrangedora, sendo como um palito e de uma palidez fora do comum. É tão  que parece ter alguma doença... Mas não é doente, pelo contrário tem uma saúde de ferro e é  como um atleta. Enfim, é um rapaz fixe, o João! 

Correção: tímido, conversador, atrevido, teimoso, irreverente, inteligente, mentiroso, nervoso, sensível, ingénuo, distraído, futebolista, modesto, valente, tranquilo, rica, belo, magro, pálido, saudável.

ESCRITA
Elabora o retrato de um amigo teu: seleciona um mínimo de seis nomes referentes às suas qualidades e seis adjetivos que o caracterizam. Procura que estes sejam da mesma família. Depois, organiza o teu texto e redige-o.

@ Ana Isabel Falé

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente. sugira, enriqueça. Partilhe a sua experiência.