domingo, 24 de novembro de 2013

Para cada Adjetivo, o seu Nome

Gramática

   Do adjetivo ao nome...

Preenche os espaços com o nome da mesma família do adjetivo presente na frase. Nota bem: tens de atentar no sentido do texto. Se o adjetivo é "tímida" deves selecionar "timidez" no menu de palavras.
 
O RETRATO DA MARIA
Conheço bem a Maria. No geral, demonstra uma grande , mas não é tímida. Pelo contrário, tem muita  e é mesmo uma boa conversadora. Por vezes, até revela um certo , pelo que podemos considerá-la atrevida. A sua  torna-a uma pessoa difícil, pois é teimosa como uma burra. Às vezes, revela uma bastante salutar, mas não é irreverente com os seus superiores, o que demonstra uma grande . É, por conseguinte, bastante inteligente. Conseguimos facilmente apanhar-lhe uma , pois é a chamada mentirosa compulsiva. Consegue disfarçar o seu , mas não é nervosa em todas as circunstâncias. Apenas o é quando a sua  é ferida. É tão sensível que, muitas vezes, não sabemos como a tratar. Várias vezes, ficamos espantados com a sua , mas só é ingénua por . Ela é, sobretudo, distraída quando anda a pensar no . Aliás, a Maria é uma grande basquetebolista. A sua  é que a impede de contar a toda a gente. É, por isso, uma rapariga modesta. A Maria demonstra também . É muito valente. Na aula de ontem, falou com muita . É uma rapariga tranquila. A sua  está no coração. É uma pessoa rica. Por isso, reconheço-lhe uma enorme  interior. É mesmo um ser humano belo.
Fisicamente, apresenta uma  confrangedora, sendo magra como um palito e de uma  fora do comum. É tão pálida que parece ter alguma doença. Mas não é doente, pelo contrário tem uma  de ferro e é como uma atleta. 
Enfim, é uma rapariga fixe, a Maria!

@ Ana Isabel Falé
Correção: timidez, conversa, atrevimento, teimosia, irreverência, inteligência, mentira, nervosismo, sensibilidade, ingenuidade, distração, basquetebol, modéstia, valentia, tranquilidade, riqueza, beleza, magreza, palidez, saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente. sugira, enriqueça. Partilhe a sua experiência.