Nesta página serão publicados assuntos especificamente relacionados com o trabalho da turma do 10º LH/CT da nossa escola.
A Lírica Camoniana
Tarefa 1
Realize este teste formativo de escolha múltipla sobre a lírica camoniana. Para tal, consulte os documentos já aqui disponibilizados e outros a que tenha acesso. Mãos à obra!
Tarefa 2
Para conhecer bem a TEMÁTICA da obra lírica camoniana e os poemas associados a cada tema, siga ESTE LINK.
Realize este teste formativo de escolha múltipla sobre a lírica camoniana. Para tal, consulte os documentos já aqui disponibilizados e outros a que tenha acesso. Mãos à obra!
Tarefa 2
Para conhecer bem a TEMÁTICA da obra lírica camoniana e os poemas associados a cada tema, siga ESTE LINK.
Leia o texto neste link para compreender o contexto cultural, económico e social em que surgiu a obra lírica de Camões. Elabore uma síntese do texto, do 1º ao 4º parágrafo, focando, preferencialmente, os seguintes aspetos:
2. O que é o Renascimento e em que campos se desenvolveu.
3. O que é o Humanismo e que relação tem com os Descobrimentos.
4. O que é um texto lírico. (Se necessário pesquise no Dicionário Online).
A Farsa de Inês Pereira
Abaixo poderá encontrar o texto completo da peça: FARSA DE INÊS PEREIRA de Gil Vicente. Pode ler no PC, no Tablet ou no telemóvel. Se preferir, poderá também imprimi-la.
Boa leitura!
Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente de Gil Vicente
Para responder às questões, considere o texto da peça FARSA DE INÊS PEREIRA, desde o fim da página 12 (a chegada dos judeus casamenteiros) até ao momento em que re realiza o casamento e o Escudeiro parte para a guerra.
Responda agora às seguintes questões:
1. Mencione como são os judeus e o que pretendem de Inês.
2. Explique que função têm na peça.
3. Na sua opinião, terá sido muito difícil para os judeus fazerem o recado que Inês lhes incumbiu?
4. Resuma as características do candidato proposto pelos judeus.
5. Repare no discurso de apresentação do Escudeiro. Como se exprime?
6. Indique as reações de Inês e da Mãe quando viram e ouviram o Escudeiro.
7. O Escudeiro tem um criado. Como é que este interage com o seu amo?
8. Após o casamento, o Escudeiro muda de atitude. Que aconteceu?
9. Comente, num texto de 50 a 80 palavras, a máxima que originou a criação da peça.
Textos do domínio transacional e educativo
1-CONTRATO
a) Estrutura e regras de elaboração de um contrato
b) Como se redige um contrato de trabalho
b) Regulamento interno do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara
3- DECLARAÇÃO
3- DECLARAÇÃO
4-REQUERIMENTO
a) Como redigir um requerimento
5-RELATÓRIO
Fontes:
http://linguatuga.home.sapo.pt/material%20escolar4.htm
http://pt.ask-schwarzkopf.com/fileadmin/pdf/ask.php?title=Redigir%20um%20Contrato%20de%20Trabalho&id=1081
(Acesso em 5/11/14)
TEXTOS MEMORIALISTAS ou AUTOBIOGRÁFICOS
TEXTOS MEMORIALISTAS ou AUTOBIOGRÁFICOS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente. sugira, enriqueça. Partilhe a sua experiência.