domingo, 8 de fevereiro de 2015

O valor semântico das orações coordenadas copulativas e adversativas

ORAÇÕES COORDENADAS

Copulativas e Adversativas

Adição ou Oposição?

Lê as instruções e completa os espaços com "e" ou com "mas".


Adição ou Oposição?

1 - Lê atentamente as frases e completa com as conjunções "e" ou "mas".

a) Hoje está um dia maravilhoso  eu vou à praia.
b) O meu clube jogou bem,  perdeu!
c) Vou comprar bilhetes para o futebol  vou convidar o meu primo.
d) Eu também vou comprar bilhetes,  não vou convidar ninguém.

1.1 -Nas frases das alíneas a) e c) temos duas frases simples, com dois predicados distintos:

Hoje está um dia maravilhoso. (Eu) vou à praia.
Vou comprar bilhetes para o futebol. Vou convidar o meu primo.

CONCLUÍMOS:

Junta-se as duas frases simples, adicionando uma ideia à outra. A conjunção "e" indica ADIÇÃO e é uma conjunção coordenativa copulativa. Há outras conjunções e locuções coordenativas copulativas: nem, não só...mas também, não só...como (Ver quadro acima). À nova frase que obtivemos chamamos oração COORDENADA COPULATIVA. 

1.2 - Nas frases das alíneas b) e d) temos duas frases simples:

O meu clube jogou bem. O meu clube perdeu!
Eu também vou comprar bilhetes. Não vou convidar ninguém.

CONCLUÍMOS:

As duas frases simples apresentam ideias opostas. Ligam as frases por uma relação de OPOSIÇÃO / CONTRASTE. Juntámos as duas frases simples, através de "mas" que é uma
conjunção coordenativa adversativa. À nova frase que obtivemos, chamamos oração COORDENADA ADVERSATIVA. Há advérbios conectivos que têm o mesmo valor semântico de oposição e contraste. são eles porém, todavia, contudo, no entanto (Ver quadro acima). 

2. Pratica o que aprendeste: "e" ou "mas"?

2.1 - Abri o frigorífico  guardei as compras.
2.2 - Estou muito ocupada,  consigo arranjar um minuto para falar contigo.
2.3 - Amanhã vou viajar,  não sei ainda onde vou.
2.4 - Tenho muita vontade de ir a Londres,  não tenho dinheiro.
2.5 - Comprei ontem um perfume  comprei também roupas novas.
2.6 - Adorei a tua visita  espero que voltes novamente.
2.7 - Gostei que viesses,  ficaste cá pouco tempo.
2.8 - Estamos numa aula  estamos a realizar exercícios.
2.9 - Já sei construir frases complexas,  preciso de praticar mais.

Compara as frases de 2.1 a 2.9. Repara na pontuação.

Quando colocamos vírgula? Nas frases com "e" ou nas frases com "mas"?

Resposta:

Podemos colocar ou não a vírgula antes da conjunção "".
Não colocamos vírgula nas frases ligadas com "".



© Recurso elaborado pelo Gabinete de Português da Escola Móvel


EXERCÍCIOS  AUTOCORRETIVOS

Que outros tipos de orações coordenadas existem? Realiza o teste abaixo e descobre-as.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente. sugira, enriqueça. Partilhe a sua experiência.