quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

As orações subordinadas adverbiais




Para melhorar os seus conhecimentos sobre a identificação e classificação de orações subordinadas, realize estes exercícios autocorretivos na modalidade que entender, bastando para isso selecionar o tipo de apresentação que pretende dar ao exercício em CHOSE A STUDY MODE, em baixo, à direita de cada exercício.

Pode escolher a modalidade dos exercícios do TESTE em OPTIONS, em cima à direita e assinalar escolha múltipla, associação, resposta curta ou outra.


Pode também escolher a modalidade mais lúdica (scatter ou space race).


Nota: a aplicação não permite a tradução das instruções para português,

As orações subordinadas adverbiais acrescentam circunstâncias várias (de tempo de causa, de finalidade, de condição, de consequência, entre outras) que  completam o sentido da frase subordinante. Essa é a função habitual dos advérbios, razão pela qual se designam como ADVERBIAIS.


Descubra, no exercício abaixo, os vários tipos de orações subordinadas adverbiais, consoante o tipo de circunstâncias que apresentam.


 

As orações subordinadas TEMPORAIS apresentam circunstâncias de tempo que modificam, caracterizam, contextualizam no tempo o que é dito na oração subordinante. 


 




Estabeleça a correspondência entre a frase subordinante e a subordinada CONDICIONAL. Todas as subordinadas exprimem condições de que depende a realização do que é dito na subordinante.



Em breve serão publicados, neste mesmo recurso, exercícios para os restantes tipos de orações subordinadas adverbiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente. sugira, enriqueça. Partilhe a sua experiência.