pragmática
Disciplina da linguística que se dedica ao "estudo do uso da língua por oposição ao estudo do sistema da língua" (J. Moeshler e A. Reboul, 1994). A pragmática radica no princípio de que a interpretação de um enunciado não se pode fazer apenas baseado na informação linguística, uma vez que existe todo um conjunto de informações para-linguísticas, não linguísticas e contextuais que interferem e condicionam a produção e interpretação de cada enunciado. (...) Ao usarmos a língua convocamos naturalmente um conjunto de conhecimentos linguísticos, mas servimo-nos igualmente de um arsenal de conhecimentos extra-linguísticos que nos permitem adaptar aquilo que dizemos à situação em que nos encontramos, conhecimentos esses que podem ser culturais, sociológicos, psicológicos, ou influenciados por um conhecimento partilhado por locutor e interlocutor. São estes conhecimentos que nos permitem adequar a fórmula de tratamento o senhor ou o senhor doutor ao interlocutor consoante o seu estatuto social, que nos permitem identificar uma frase interrogativa como pergunta (Posso fumar?) ou como pedido (Podia trazer-me um cinzeiro?), que nos permitem identificar uma frase declarativa como convite (Está um belo dia para sair) ou como constatação (Está um belo dia de sol), ou que nos permitem reconhecer um agradecimento delicado (Muito obrigado. Nem sei como lhe agradecer tanta gentileza) de um agradecimento pouco polido (Obrigado e não volte!).
http://www.infopedia.pt/$pragmatica
Locutor -------> Enunciado -------> Interlocutor
http://photos1.blogger.com/blogger/4926/734/1600/comunicaverbal1.jpg
Que atos de fala podemos realizar e qual o seu efeito no interlocutor?
Exemplos: os atos locutórios dos exemplos que se seguem são ilocutórios, na medida em que o locutor tem uma determinada intenção e perlocutórios porque produzem no interlocutor um determinado resultado.
- Entra!
- Olá. Estás linda hoje! Não dormiste bem?
A força ilocutória do primeiro enunciado consiste na expressão de uma ordem / pedido "Entra".
A força perlocutória está no efeito produzido (a entrada do interlocutor).
A força ilocutória do segundo enunciado está no sentido apreciativo da expressão "Estás linda hoje" que é desmentido pelo enunciado seguinte "Não dormiste bem?". Este tem uma força perlocutória de sentido crítico, visando destacar o aspeto possivelmente cansado do interlocutor. Que efeitos pode produzir no interlocutor? A certeza de que apresenta sinais visíveis de cansaço e, portanto, algum desconforto. Assim, o enunciado "Estás linda hoje!" adquire um sentido irónico.
http://quiosquedasletras.blogspot.pt/2011/11/atos-de-fala.html
Siga o seguinte percurso de aprendizagem:
1 - Visione a apresentação sobre os atos ilocutórios em: Português, 10º Ano: Atos ilocutórios (ppt)
2 - Abra a ficha-síntese sobre os atos ilocutórios.
3 - Realize os exercícios.
4 - Assinale abaixo os verbos perfomativos, assim chamados porque exprimem intenções que realizam atos ilocutórios.
Ex. declarar, prometer, avisar, entre outros.
http://quiosquedasletras.blogspot.pt/2011/11/atos-de-fala.htm
Outras fontes:
http://linguatuga.home.sapo.pt/
http://portugues10ano.blogspot.pt/
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