sábado, 4 de outubro de 2014

Coesão Lexical e Referencial



PROCESSOS DE COESÃO

Uma das propriedades da textualidade é a da coesão, apoiada em marcas de conexão e em processos linguísticos verificáveis ao nível das sequências e da articulação de enunciados (onde cabem categorias como as de construção de referência; de mecanismos de substituição, de elipse, de articulação e de relação lexical), numa complexidade de ligações que sustenta a boa formação dos enunciados, dos discursos, dos textos.

Vítor Oliveira co-autor do manual Com Textos  
http://carruagem23.blogspot.pt/2010/12/coesao-entre-referencial-e-lexical.html











Enquanto a coesão lexical se obtém através de processos simples de substituição, de repetição e de omissão de um vocábulo ou expressão, a coesão referencial depende de processos gramaticais que envolvem a substituição de vocábulos por determinantes, pronomes e advérbios e a retoma de referentes através de anáforas lexicais e pronominais. 




Exercício: siga as cores e descubra, no texto da notícia abaixo, os co-referentes que asseguram a interligação dos termos ao longo do texto. Os processos de coesão são, neste excerto, sobretudo a SINONÍMIA, a ANÁFORA e a ELIPSE.   



Rodrigo Menezes, de 40 anos, foi encontrado morto em casa este sábado, avança a TVI. As circunstâncias em que se deu a morte do ator ainda não são conhecidas. Recorde-se que esta vedeta da TVI trabalhava em exclusivo para a estação de Queluz desde o ano de 2003. 
O caso está neste momento nas mãos da Polícia Judiciária e todos os cenários estão, até agora, em aberto, como informou ao PÚBLICO fonte do Comando Metropolitano de Lisboa daquela instituição. O jornal soube, por amigos do ator, que este poderá ter sofrido um ataque de epilepsia, não tendo conseguido pedir ajuda. A autópsia (1) deverá acontecer na segunda-feira.  
Nesta data, também, é provável que venha a ser marcada uma conferência de imprensa. A notícia foi confirmada pela diretora de Conteúdos e Marketing da TVI, Helena Forjaz. A responsável diz ter sido alertada por Rita Pereira. Colega e amiga próxima de Rodrigo Menezes, a atriz não conhece razões para a trágica ocorrência.  As autoridades estão no local a apurar as causas da morte.
                                                                                                                   Jornal Público 4/10/14
                                                                                                                          (Notícia adaptada)



                                                                              http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/morreu-o-actor-rodrigo-menezes-1671865#/0

 (1) Elipse "de Rodrigo Menezes"



Nota da autora do blogue 
É com o maior respeito pela infeliz ocorrência e pelo ator, que sempre admirei, que faço desta notícia texto e exemplo de mera gramaticalidade. A minha homenagem a Rodrigo Menezes, colhido na sua juventude, é nomeá-lo, aqui, 
onde se nomeiam as palavras e as coisas que elas nomeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente. sugira, enriqueça. Partilhe a sua experiência.