PROCESSOS DE COESÃO
Uma das propriedades da textualidade é a da coesão, apoiada em marcas de conexão e em processos linguísticos verificáveis ao nível das sequências e da articulação de enunciados (onde cabem categorias como as de construção de referência; de mecanismos de substituição, de elipse, de articulação e de relação lexical), numa complexidade de ligações que sustenta a boa formação dos enunciados, dos discursos, dos textos.
Vítor Oliveira co-autor do manual Com Textos
http://carruagem23.blogspot.pt/2010/12/coesao-entre-referencial-e-lexical.html
Enquanto a coesão lexical se obtém através de processos simples de substituição, de repetição e de omissão de um vocábulo ou expressão, a coesão referencial depende de processos gramaticais que envolvem a substituição de vocábulos por determinantes, pronomes e advérbios e a retoma de referentes através de anáforas lexicais e pronominais.
Rodrigo Menezes, de 40 anos, foi encontrado morto em casa este sábado, avança a TVI. As circunstâncias em que se deu a morte do ator ainda não são conhecidas. Recorde-se que esta vedeta da TVI trabalhava em exclusivo para a estação de Queluz desde o ano de 2003.
O caso está neste momento nas mãos da Polícia Judiciária e todos os cenários estão, até agora, em aberto, como informou ao PÚBLICO fonte do Comando Metropolitano de Lisboa daquela instituição. O jornal soube, por amigos do ator, que este poderá ter sofrido um ataque de epilepsia, não tendo conseguido pedir ajuda. A autópsia (1) deverá acontecer na segunda-feira.
Nesta data, também, é provável que venha a ser marcada uma conferência de imprensa. A notícia foi confirmada pela diretora de Conteúdos e Marketing da TVI, Helena Forjaz. A responsável diz ter sido alertada por Rita Pereira. Colega e amiga próxima de Rodrigo Menezes, a atriz não conhece razões para a trágica ocorrência. As autoridades estão no local a apurar as causas da morte.
Jornal Público 4/10/14(Notícia adaptada)
http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/morreu-o-actor-rodrigo-menezes-1671865#/0
(1) Elipse "de Rodrigo Menezes"
Nota da autora do blogue
É com o maior respeito pela infeliz ocorrência e pelo ator, que sempre admirei, que faço desta notícia texto e exemplo de mera gramaticalidade. A minha homenagem a Rodrigo Menezes, colhido na sua juventude, é nomeá-lo, aqui,
onde se nomeiam as palavras e as coisas que elas nomeiam.